Você viajaria sozinha? 5 Destinos seguros para planejar o seu primeiro intercâmbio
As mulheres já representam quase 60% dos estudantes em ensino superior no Brasil e, para muitas delas, estudar no exterior representa um momento de virada: mais independência, autoconfiança e o sonho de ser fluente em um segundo idioma, o que no Brasil é sinônimo de grandes oportunidades profissionais.
Com os altos índices de violência no Brasil, porém, viajar para o exterior exige que a segurança seja um fator decisivo no momento de escolher para onde ir. Você viajaria sozinha? No artigo desta semana, a Map sugere 5 destinos para você aprender Inglês de forma segura, deixando a ansiedade de lado enquanto consegue viver - sem medo - uma nova cultura!
Canadá
Sinônimo de diversidade e qualidade de vida, o Canadá é popularmente conhecido por seus altos padrões de segurança e acolhimento aos estrangeiros. Para mulheres viajando sozinhas, o país oferece um excelente equilíbrio entre autonomia e suporte.
Cidades como Vancouver, Toronto e Calgary contam com transporte público organizado, serviços de emergência eficientes e comunidades multiculturais que fazem com que as nossas estudantes se sintam seguras desde o primeiro dia.
Por que a Map sugere este destino?
- Cidades seguras e bem planejadas
- Forte cultura de respeito e diversidade não apenas a mulheres mas também aos estrangeiros de modo geral
- Nossas escolas parceiras no Canadá oferecem excelente estrutura educacional
Nova Zelândia
A Nova Zelândia não poderia ficar fora dessa lista - o país figura constantemente entre os países mais seguros do mundo, oferecendo para as mulheres a opção de estudar em um país com clima similar ao do Brasil, e instituições com um ambiente respeitoso e relaxado.
Além da segurança, a Nova Zelândia oferece uma forte conexão com a natureza — ideal para quem deseja equilíbrio entre estudos e lazer, com diversas oportunidades para passeios e excursões.
Por que a Map sugere este destino:
- Baixos índices de violência
- Forte suporte a estudantes internacionais
- Estilo de vida calmo e saudável, em um país com o clima bastante parecido com o do Brasil
Irlanda
País de cultura acolhedora, a Irlanda é muito popular entre mulheres que vão ao exterior pela primeira vez para estudar. E não é por acaso: o país é conhecido por sua população amigável, baixos índices de criminalidade e forte cultura estudantil.
Cidades como Dublin, Galway e Cork oferecem transporte público eficiente, centros urbanos caminháveis e instituições educacionais altamente preparadas para receber estudantes internacionais.
Por que a Map sugere este destino:
- Os Irlandeses são muito amigáveis
- Escolas parceiras com professores preparados
- Destino popular entre os brasileiros também permite uma rede de suporte maior para as intercambistas.
Australia
A Austrália combina cidades modernas, clima agradável e um sistema educacional altamente regulado. O país possui leis rigorosas de proteção ao estudante internacional, o que garante mais segurança e transparência para a sua experiência fora do Brasil.
Sydney, Melbourne e Brisbane são exemplos de cidades vibrantes, seguras e preparadas para receber mulheres de todas as partes do mundo.
Por que a Map sugere este destino:
- Leis claras de proteção ao estudante
- Assim como na Irlanda, a Austrália é um destino popular entre os brasileiros e oferece uma sólida rede de apoio às mulheres visitando e ficando no país
- A Austrália também tem fortes links com a natureza é um destino popular para quem quer explorar passeios ao ar livre durante a estadia no exterior
Reino Unido (Inglaterra)
O Reino Unido, especialmente a Inglaterra, é um dos destinos mais procurados para cursos de inglês. Cidades como Cambridge, Brighton e Newcastle oferecem um ambiente seguro, transporte eficiente e instituições educacionais com décadas de experiência.
Para mulheres viajando sozinhas, a estrutura britânica traz previsibilidade, organização e fácil adaptação.
Por que a Map sugere este destino:
- Escolas seguras e sistema educacional reconhecido mundialmente
- Cidades organizadas e o policiamento nas ruas garante um ambiente seguro às estudantes
- Excelente suporte ao estudante internacional
Um destino extra: Espanha
A opção segura para quem quer aprender espanhol!
Fora do eixo da língua inglesa, a Espanha se destaca como um dos países mais seguros da Europa. É uma excelente escolha para mulheres que desejam aprender espanhol sem abrir mão de infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida.
Longe dos grandes centros turísticos - tradicionalmente Madrid e Barcelona - cidades como Valência, Salamanca e Málaga são particularmente conhecidas por sua segurança e forte vida estudantil.
Por que a Map sugere este destino:
- Baixos índices de criminalidade em um país que também se destaca por um custo de vida acessível dentro da Europa
- Transporte público moderno e eficiente
- Cultura vibrante e acolhedora em cidades seguras
E você, já decidiu para onde ir?
Aqui na Map, segurança é um pilar essencial quando sugerimos novos destinos. A gente acredita que ninguém deveria adiar um sonho por medo. Por isso trabalhamos com escolas e instituições confiáveis e que oferecem acomodações seguras e supervisionadas. Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre como planejar o seu intercâmbio, visite o link abaixo e entre em contato com o nosso time!
Referências e artigos para você se aprofundar ainda mais no assunto:
- Site do Governo Brasileiro:
https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/institucional/mulheres-representam-59-das-matriculas-na-educacao-superior
- Site IDP:
https://www.idp.com/blog/safest-countries-for-women-to-study-abroad/?lang=vn
- Site Study Portals:
https://www.mastersportal.com/articles/3370/safest-countries-for-women-students-abroad.html
- Site Tekce/Espanha:
https://tekce.com/blog/news/spain-ranks-among-europes-safest-countries-in-2025