Tendências no mundo do intercâmbio: o que esperar de 2024?

2023 foi, sem dúvida, um ano de recuperação para escolas e agências de intercâmbio. Com a diminuição de casos de Covid19 e menos restrições para viagens internacionais, muitos puderam realizar o sonho de estudar fora do Brasil. Nós, consultores de intercâmbio, retomamos a agenda internacional e pudemos participar de eventos com colegas e parceiros no exterior.

Em parceria com a International House de Newcastle, eu participei de eventos em Londres, Barcelona, Berlim, São Paulo e Cidade do México, e nesse artigo quero compartilhar com vocês algumas dessas discussões, focando no que vai ser tendência no mundo do intercâmbio em 2024!

Retomada das escolas de idioma após a pandemia

Embora pareça que o Covid19 tenha ficado no passado, muitas pessoas doentes ainda sofrem com o vírus. Em função de cancelamentos de voos e viagens internacionais, e dos longos períodos de isolamento social necessários para que passassemos pela pandemia, escolas de intercâmbio tiveram de tomar medidas drásticas para se manter no mercado e muitas, infelizmente, tiveram de fechar suas portas.

Com o aumento de pessoas viajando internacionalmente em 2023, escolas e agências de intercâmbio ganharam mais confiança, e a expectativa é de que 2024 seja o ano com o maior número de brasileiros viajando desde 2019, ano anterior ao da pandemia.

Dica: se você está buscando escolas mais tradicionais, as grandes redes globais tiveram menos impacto do que as escolas independentes, e demonstraram menos impacto também quanto a demissão de professores e funcionários. Da mesma forma, a pandemia permitiu que novos modelos de negócio fossem explorados, e escolas mais inovadoras nasceram, tornando-se ótimas escolhas para o seu intercâmbio. Quer saber de algumas? Entre em contato para ter acesso à nossa lista de escolas parceiras.

O uso de inteligência artificial na compra do intercâmbio

Eu pessoalmente adoro o tema de tecnologia na educação e gosto muito de pesquisar sobre as contribuições da inteligência artificial (IA) no aprendizado de idiomas. E esse foi um tema bastante abordado em várias dessas conferências - em São Paulo, eu ouvi a palestra de Kivanc G., VP de produtos na SubmitApp - empresa de tecnologia na área de educação internacional, que falava sobre como escolas poderiam automatizar os processos com softwares de IA e como os alunos usariam ferramentas similares para montar o seu próprio intercâmbio. 

A relevância dessa palestra e o impacto da tecnologia na educação são fatos. Porém, tendo trabalhado dentro de escolas por quase 10 anos e estando a frente de times que cuidam desde de os primeiros emails de clientes até o envio de cartas de visto e chegada do aluno no exterior, eu entendo que a total automatização dessa jornada do consumidor não será positiva. Isso porque o cliente busca referências através de amigos e familiares que já tenham feito intercâmbio, e essa relação de identificação não tem o mesmo peso quando se passa entre humanos e máquinas. Tendo trabalhado com mais de 3 mil intercambistas, uma coisa nunca mudou nesse anos: conversas reais e dicas de quem já fez intercâmbio em um destino serão sempre a melhor referência para alguém que está considerando uma cidade ou país. Os olhos brilham, a empolgação aumenta - eu não acredito que softwares terão o mesmo impacto nessa tomada de decisão. Ou pelo menos não por enquanto!

Mas a tecnologia tem seu lugar nessa conversa, sim. E acredito que veremos inúmeros benefícios para intercambistas e escolas. Intercambistas poderão aumentar o detalhamento das suas pesquisas sobre o destino, receber atualizações de preços e serviços em uma cidade/país específicos sem sair de casa. Da mesma forma, agências de intercâmbio e escolas podem automatizar processos, trazer nossas ferramentas de busca, armazenar documentos com mais facilidade e ainda dar mais atenção aos detalhes e exceções do dia a dia (mudanças em vistos ou documentos, por exemplo, mudam com muita facilidade). Claro que toda operação vai ter um custo alto, e por isso não veremos essas transformações de forma imediata, mas um detalhe chamou a minha atenção nessas conferências: o tom dessa conversa ja não é mais sobre ‘se’ haverá necessidade de IA na jornada de intercâmbio, mas sim ‘quando’ e ‘como’ agências, escolas e consumidores poderão se beneficiar dessas ferramentas.

Destinos: Canadá segue em primeiro, Reino Unido continua subindo 

Como já falamos em outros artigos, o Canadá foi o principal destino dos brasileiros para intercâmbios em 2023 e é uma procura muito popular para 2024 também. O Reino Unido, antes com uma reputação de moeda estrangeira cara, ou um país muito severo com regras e políticas na educação, subiu - de acordo com relatório da Belta - de quinto para quarto lugar na preferência dos brasileiros. E isso é explicado não apenas por uma queda na libra esterlina, que até o momento de edição deste artigo, ainda está muito similar ao euro, mas também pelas vantagens que o país tem oferecido aos estrangeiros desde a sua saída da União Europeia.

Nos últimos dois anos, o Reino Unido facilitou a visto para estudantes universitários. Além disso, eles removeram o pedido de visto para alunos que ficam no país estudando por até seis meses - uma super vantagem aos brasileiros, que têm buscado cada vez mais destinos sem o requerimento de visto, já que isso torna o programa mais barato e acessível. Além disso, os alunos que cursam graduação ou mestrado no Reino Unido, passam a ter um visto de estudante internacional, que permite trabalhar no país por até dois anos após o término do programa universitário. Para saber mais sobre os benefícios de estudar no UK e outras vantagens de destinos que não necessitam de visto, acesse os demais artigos no nosso site.


Um volume muito maior de brasileiros estudando no exterior, o auxílio de inteligência artificial e destinos mais descomplicados para viajar: essas são as tendências de intercâmbio que estamos vendo no horizonte de 2024. E você, já tem suas apostas? Concorda com o texto acima? Para saber mais sobre essas e outras tendências, ou como organizar seu intercâmbio ainda em 2024, entre em contato com o nosso time!

Dave Flores

+44 7393-915544