O que você precisa saber para planejar o seu intercâmbio?
Estudar fora é uma experiência única, mas tirar essa ideia do papel demanda muito planejamento. Pensando nisso, e entendendo as diferentes exigências que cada instituição de ensino no exterior exige, nós separamos algumas dicas que podem auxiliar no seu planejamento para um intercâmbio mais tranquilo.
Quando eu posso começar meu intercâmbio?
Nos cursos de Inglês Geral (General English ou também chamados de English for Life) novos alunos podem ingressar todas as segundas feiras do ano. As exceções para esta regra valem em dois casos: cursos especiais (Business English, ou Cursos para 30+ ou 40+ não são considerados General English) por isso algumas escolas abrem esses cursos em datas específicas. Outras exceções são os feriados, que podem ser na segunda- feira, ou no meio da semana. No caso de feriados impedirem o começo das suas aulas no dia esperado, as escolas não oferecem reembolso ou qualquer tipo de desconto pelo curso, por isso sempre verifique com o seu consultor a melhor data para o início do seu curso.
Como escolher o meu curso?
Há dois aspectos muito importantes na hora de escolher o seu curso. Primeiro: o seu nível de inglês. Aos que estão aprendendo em estágios iniciais e ainda não conseguem se comunicar, nós sugerimos os cursos de Inglês Geral (General English ou English for Life). Esses são os cursos que irão cobrir todas as áreas da língua inglesa, focando em comunicação e expandindo o seu vocabulário. Por outro lado, se você já fala inglês em um nível um pouco mais avançado, você terá mais opções de cursos, como inglês para negócios, inglês acadêmico, ou inglês com conhecimentos específicos (área médica, engenharias, etc). As escolas usam esse tipo de classificação porque entendem que cursos específicos trazem debates mais complexos e por isso precisam que o aluno já tenha uma base sólida na língua inglesa.
Não se preocupe se você não sabe exatamente o seu nível de inglês. Todas as escolas possuem um teste de nivelamento base que mostra os tipos de cursos mais adequados para o seu nível de fluência - na dúvida, contate o seu consultor!
Quais são os documentos emitidos pela instituição de ensino?
Isso varia do país que você escolher para fazer o seu intercâmbio. No Canadá, por exemplo, além dos documentos enviados pela escola você precisa estar com o seu visto em dia. Diferente do Reino Unido, por outro lado, onde cursos de até 12 semanas não exigem nenhum tipo de visto e o aluno só precisa dos documentos emitidos pela escola.
Mas que documentos são estes?
Sem exceção, todas as escolas irão emitir três tipos de documentos que você precisa trazer na sua viagem: documento de confirmação do curso (Acceptance Letter), documento de confirmação de acomodação (Accommodation Confirmation - esse pode ser emitido pela escola, ou se você estiver ficando na casa de amigos ou familiares, você pode pedir que eles escrevam uma Carta Convite, com endereço completo da sua estadia) e por fim um comprovante de pagamento (Proof of Payment), enviado pela escola uma vez que seu curso esteja totalmente pago. Lembre-se: todas as instituições exigem que o seu curso esteja totalmente pago antes do seu embarque (o prazo varia de escola para escola, algumas exigem que todo o pagamento seja feito até 2 ou 4 semanas antes do início do seu curso, e algumas são mais concorridas, então você tem de pagar o curso imediatamente para segurar o seu lugar - na dúvida, estipule o melhor plano de pagamento com a sua agência). Alunos menores de 18 anos terão de viajar com a autorização dos pais, um documento chamado Parental Consent, que também é emitido pela escola.
Dica Importante: em países com departamentos de imigracao mais rigorosos, nós sugerimos que além dos documentos citados acima, você tenha também as suas passagens de chegada e retorno impressas, mostrando aos inspetores as suas datas de entrada e saída do país, principalmente se você estiver planejando outras viagens durante o seu intercâmbio.
Como a escola define a minha acomodação?
Isso pode variar muito de uma instituição para a outra. A maioria das escolas oferece tanto acomodação com famílias locais, quanto acomodação em residências estudantis (esses são apartamentos compartilhados, mas com quartos individuais), e a estrutura de cada acomodação também depende do critério de cada escola.
Os alunos menores de 18 anos devem ficar em acomodações supervisionadas, ou seja, famílias locais ou residências com funcionários da escola (na maior parte dos casos, as opções são apenas famílias locais, com exceção dos meses de verão quando as escolas abrem residências estudantis apenas para menores de 18 anos). Para os adultos, a escolha varia entre famílias locais, residenciais ou até mesmo estúdios, que são quartos com banheiro e cozinha privados - essas opções são muito concorridas e por isso, nem sempre estão disponíveis.
Dica importante: Se você está fazendo um intercâmbio de até 4 semanas, nós recomendamos as famílias locais, pois o contato com os falantes nativos vai aumentar a sua exposição com a língua inglesa e fazer com que você aprenda mais rápido. Aos que têm mais tempo disponível, ou são naturalmente mais independentes e preferem ter o seu próprio espaço desde o começo, então as residências são uma opção mais apropriada.