O preferido dos intercâmbios: Por que o Reino Unido agrada tanto os brasileiros?

Em recente pesquisa publicada pela BELTA - Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio - o Reino Unido subiu mais uma vez no pódio de destinos preferidos para estudar inglês entre os brasileiros. O país, que é famoso pela tradição da família real e pela moderna capital Londres, o UK (United Kingdom, ou Reino Unido em Português) passou à frente de gigantes como Estados Unidos e Nova Zelândia, tornando-se um dos destinos preferidos dos estudantes e profissionais que buscam aprender ou melhorar a língua inglesa.

Mas quais as vantagens de escolher a terra do agora Rei Charles como destino para o seu intercâmbio? 

Com escolas parceiras em todo o Reino Unido, a Map International Education te conta algumas das razões pelas quais o estilo e a tradição britânicos estão ganhando a preferência do público!


Alunos Não Precisam de Visto

Isso mesmo, complicação zero! Diferente de outros destinos populares de intercâmbio, como Estados Unidos e Canadá, o Reino Unido não exige visto para alunos estrangeiros que estejam fazendo cursos de curta duração (até 12 semanas). Ao chegar no país, você recebe um carimbo de visitante no seu passaporte, e esse registro permite que todo estrangeiro permaneça no país por até 12 semanas como um visitante, podendo também fazer cursos de língua inglesa (até 35 horas semanais). 

Aos brasileiros, as notícias boas não terminam por aí! Para quem busca um curso de longa duração, o processo na imigração também é simples, sendo necessários apenas os documentos do seu curso e o carimbo que será feito no seu passaporte. Para cursos de até 6 meses, você receberá o título de ‘Short-Term Student Visa’, ou visto de estudante de curta duração. Nos cursos que duram entre 6 e 11 meses, o registro é chamado de ‘Long-Term Student Visa’, ou visto de estudante de longa duração, similar ao registro concedido aos alunos estrangeiros em universidades locais. 

Vale lembrar que todo o processo de imigração é feito dentro do aeroporto, na chegada ao Reino Unido, tornando mais simples a jornada do estudante brasileiro e também evita custos adicionais de aplicação de visto e agendamentos com as embaixadas na grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, ou Londres (aos que já são residentes e estejam buscando extensão de um visto já concedido).

 

A Qualidade de Ensino

Embora escolas e cidades no mundo todo estejam se empenhando para atrair mais intercambistas, a qualidade de ensino no UK ainda é referência. Além das famosas universidades de Cambridge e Oxford, muitas outras universidades no ranking de melhores universidades no mundo também são britânicas, como a Imperial College London e a Universidade de Edimburgo, na região escocesa do Reino Unido. Todo o reconhecimento não vem por acaso: a tradição de ensino no país atrai professores e estudiosos do mundo todo para seguir carreira acadêmica no país, que demanda constante produção de pesquisa e investe pesado em áreas de inovação. No momento, os maiores investimentos estão em projetos relacionados à ciência e tecnologia, o que reflete na economia local baseada em serviços, já que algumas das maiores consultorias do mundo buscam seus profissionais em universidades britânicas.

No que diz respeito ao ensino de língua inglesa, escolas em todo o país seguem uma rigorosa lista de critérios, como inspeções promovidas pelo governo anualmente. As escolas de inglês também precisam manter suas certificações de ensino, provando que as metodologias escolhidas e os professores em sala de aula estão aptos a trabalhar com alunos estrangeiros para promover a língua inglesa.


A Cultura Britânica

Apesar de seu pequeno território (estados brasileiros como o Amazonas e o Pará, por exemplo, são maiores que a Inglaterra), o Reino Unido é culturalmente gigante. A capital Londres vibra com visitantes do mundo todo, e a cidade também é o centro econômico europeu, já que atrai investidores e marcas locais e internacionais. 

O país também agrada os aventureiros, pois próximo desta capital moderna, você pode rapidamente chegar a pequenas cidades medievais, explorar castelos que são verdadeiros cenários cinematográficos, grandes parques nacionais, ou ainda viajar para outros países do próprio reino, já que Escócia, País de Gales e Irlanda fazem parte de seu território nacional, e ficam há poucas horas de trem ou avião. 

Além desses cenários de tirar o fôlego, o país surpreende os que estão estudando por aqui. A mistura de sotaques entre sul e norte, por exemplo, permite que você enriqueça o seu vocabulário e aprenda novas gírias em diferentes partes do país. E o melhor de tudo: quando você faz intercâmbio, todo lugar passa a ser uma sala de aula. Exemplo disso são os museus gratuitos e a arquitetura medieval a céu aberto, tudo permitindo que você aprenda mais e amplie seu conhecimento em uma experiência única!

 

Não precisamos falar mais nada: ficou até fácil entender porque o Reino Unido virou um dos queridinhos entre os melhores lugares para aprender inglês, não é? Para saber mais sobre as vantagens de estudar Inglês no Reino Unido e nossas escolas parceiras, entre em contato com o nosso time!

 

Dave Flores

+44 7393-915544